4ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Palmeira do Piauí

Saúde - 12 de Abril de 2019 - 17:23:52

“Esse é um importante momento para a população discutir e participar da construção da saúde pública no município”. Desatacou o secretário municipal de saúde.

A Prefeitura de Palmeira do Piauí e o Conselho Municipal de Saúde promovem nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a 4ª Conferência Municipal de Saúde da cidade. O evento, aberto para a toda a população, foi realizado no Salão Paroquial e destacou como tema principal, “Democracia e Saúde”.

Com o objetivo de discutir propostas que possam ajudar a administração a oferecer um sistema de saúde cada vez melhor e mais eficiente para a comunidade o Secretário Municipal de Saúde, Ferdinand Oliveira, abriu a 4ª Conferência apresentando uma retrospectiva e as metas cumpridas até o momento pela atual gestão e ainda apresentou ações que deverão ser concluídas até o final da administração.

De acordo com Ferdinand Oliveira o Prefeito João da Cruz, sensível às questões de saúde do município, prova disso é a reestruturação dos postos e construção da UBS da sede e até o final do mandato o prefeito terá reformados todos os postos e construindo uma nova unidade na sede, além de equipar.

Ainda segundo o secretário municipal de Saúde, “esse é um importante momento para a população discutir e participar da construção da saúde pública no município”.

A Conferência foi apresentada em dois períodos, manhã e tarde. Pela manhã quatro palestras abordaram assuntos relacionados ao tema proposto. (SAÚDE COMO DIREITO, pela Dra. Marluce Lima; CUIDADOS COM O LIXO E ZOONOSES, por Velton Araújo; CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS, pela Dra. Marluce Lima e FINANCIAMENTO DO SUS, pela Dra. Melina Lima). A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Alcione fez a leitura do regimento, colocou em votação e foi aprovado por unanimidade pelos presentes.

Após as quatro palestras, o evento teve uma pausa para o almoço e retornou às atividades às 14 horas, quando foram discutidas e aprovadas as propostas de políticas públicas de saúde. Propostas essas que foram levantadas em grupos e estão sendo apreciadas, discutidas e aprovadas, para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde.

Ao fim do encontro uma plenária onde todos os presentes, profissionais e população contribuíram com ideias e soluções. “É através desse processo que a população poderá contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde mais eficiente”, Destacou Ferdinand Oliveira.

Um relatório final da 4ª Conferência Municipal de Saúde deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

O secretário de saúde de Cristino Castro, Danilo Vaz, compareceu na solenidade e falou da importância do evento para os municípios. O Sub-Tenente e Delegado Luiz representou a Polícia Militar.